Procure seu livro aqui

Loading

Caçadas de Pedrinho -Monteiro Lobato



Sinopse


O livro relata uma descoberta do Marquês de Rabicó: uma onça anda rondando as proximidades do Sítio do Picapau Amarelo. Pedrinho e Narizinho decidem, então, organizar uma expedição para caçar a fera, mas sem avisar Dona Benta ou Tia Nastácia, que com certeza se oporiam à aventura. Durante a caçada, eles encontram Quindim, um rinoceronte falante, e decidem trazê-lo para morar no sítio.
Para o CNE (Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação) a obra contém trechos racistas. De acordo com a denúncia que levou o CNE a analisar o texto, o livro contém trechos racistas envolvendo a personagem do Sítio do Picapau Amarelo Tia Anastácia, cuja cor preta é mencionada diversas vezes pelo autor. Num trecho, a personagem Emília refere-se ao iminente ataque de onças e animais ferozes ao sítio: "Não vai escapar ninguém - nem Tia Nastácia, que tem carne preta". Em outro trecho, a personagem negra sobe num mastro para fugir das onças. A cena é descrita assim por Monteiro Lobato: "(...) Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão (...)". O livro termina com uma frase de Tia Nastácia: "Agora chegou minha vez. Negro também é gente.

18 comentários:

  1. Isabelle Francine29 de maio de 2012 10:37

    Na minha escola( CENTRO EDUCACIONAL SESI-165 PRIMAVERA) ha uma biblioteca e tem varios livro de Monteiro Lobato enclusive temos 1 semana para ler  e ja li varios deles

    ResponderExcluir
  2. ESSES LIVROS SÂO MUITO BOMS

    ResponderExcluir
  3. pelo amor de Deus, posso dizer tranquilamente que um "branco" trepou em uma arvore como um "macaco" "branco azedo"

    ou dizer o "branco" tem carne "branca que nem .... leite ou qq outra coisa branca"

    "branco também é gente" e desafio esta galera dizer que é discriminação...
    As pessoas que falam esta barbaridade de discriminação na verdade tem é um "excesso de baixo estima"

    tem que saber que o Brasil é o país de todas as cores e de todas as raças, e se houver discriminação ela na verdade é uma discriminação SOCIAL e não RACIAL

    ResponderExcluir
  4. quero saber quais foram as viagens de todos os personagem o sitio do picapau amarelo

    ResponderExcluir
  5. leia o livro monteiro lobato e suas viagens

    ResponderExcluir
  6.  Hipócrita esta respota. Sabemos que é não é bem assim.

    ResponderExcluir
  7. Adão José Dos Santos12 de setembro de 2012 09:31

    monteiro lobato escreveu seus livros  numa época em que a sociedade negra não tinha ainda esse direito de protestar contra o racismo talvês esta palavra nem fosse usada na época,época em que nem todo mundo tinha acesso ao conhecimento(principalmente nós de cor negra) O Brasil era governado pela ditadura militar onde a lei da censura imperava,claro que não pra esse caso,monteiro lobato.Enfim; acho que pra nossa época é preconceito sim não se deve usar a cor humana seja ela qual for pra formular frases engraçadas quem ja sofreu preconceito sabe do que estou falando preconceito existe não só para os negros não se pode generalizar mas ele esta aí não podemos formar cidadãos com conteúdos literários que estimula o preconceito.

    ResponderExcluir
  8. A pessoa quando realmente entende literatura,consegue ter bom senso e desvincula-se de conhecimento medíocre,ler uma obra de monteiro lobado,que tem uma leitura tão fácil e ofensiva e não conseguir interpretar o real sentindo do contexto é ser um analfabeto funcional. 
    Num trecho, a personagem Emília refere-se ao iminente ataque de onças e animais ferozes ao sítio: "Não vai escapar ninguém - nem Tia Nastácia, que tem carne preta". Em outro trecho, a personagem negra sobe num mastro para fugir das onças. 
    Acredito que realmente vocês que não entendem nada de literatura ou na verdade são seguidores dessa ideologia racista.

    ResponderExcluir
  9. Quem fala que é racismo não tem o que fazer ou tá querendo se aparecer.

    ResponderExcluir
  10. vamos banir monteiro lobato e mais quantos autores nessa cruzada politicamente correta? quer racismo maior do que dessas organizações de se ofenderem com o termo negro, eu sou branco e não me ofendo quando me chama de leite azedo, branquelo, entre outras coisas referentes a cor da minha pele isso seria racismo? pra eles não porque justamente eu sou branco! racismo pra eles só se refere a cor da pele deles, contra índios, asiáticos, e brancos não será racismo, eles usam da desculpa da escravidão, para justificar racismo, mas a palavra escravidão, vem dum termo inglês, SLAVE, que na interpretação exata do termo e de eslavo, povo do leste europeu branco de olhos azuis, só pelo fato de terem sido a ultima nação humana em termos de melanina a ter sido usada como mão de obra escrava, não minimiza o fato de que seres humanos de todos os cantos do planeta foram feitos escravos antes mesmo de eles serem trazidos as Américas, lembrem-se senhores, os judeus foram feitos escravos milhares de anos atras como registrado na bíblia e na própria historia egipicia outros povos de todo o planeta também o foram, eu não lembro de ter lido que algum povo de alguma forma escapou da transgressão de ter sido feito escravo ou ter escravizado outrem, quando forem usar alegações para racismo usem de argumentos validos, cansei dessa historinha de se fazer de vitima ergam a cabeça e lutem pra enterrarmos estigmas do passado revolver a merda só faz ela continuar a feder mais ainda!

    ResponderExcluir
  11. ditadura militar? acho que o golpe foi em 1 de abril de 1964 vc tem mesmo acesso a informação companheiro vc leu o livro pelo menos antes de sair falando merda? cara se informa primeiro!

    ResponderExcluir
  12. " Droidrodger"1. Antes de sair agredindo outros comentaristas, leia "O Presidente Negro", obra de Monteiro Lobato que propaga os ideais eugenistas. 2. A escravidão imposta a outros povos ao longo da história (em geral por razões bélicas, e não comerciais) não estigmatizou de forma alguma seus descendentes, como no caso da escravidão negra - cujo objetivo era meramente comercial!No Brasil, os adeptos da nefasta tese do eugenismo, propunham castração, esterilização "embranquecimento" e mesmo o confinamento dos negros, que consideravam "raça" inferior, responsável pelo subdesenvolvimento do país!Por que tanta relutância em admitir que no Brasil, desde muito tempo, o preconceito de cor corre solto, e em grande parte como resultado da propagação infame daqueles idéias eugenistas (os mesmos que inspiraram o nazismo)?3. No Brasil infelizmente ainda grassa essa atitude hipócrita daqueles que, em pleno século 21 ainda se consideram seres humanos "superiores" porque têm pele clara (ou mais clara) - ou pelo menos agem como se fossem superiores.  A maioria desses seres humanos entretanto - ao contrário daqueles outros eugenistas - têm vergonha de admitir que desprezam outros seres humanos em razão de suas características físicas, e ainda saem por aí propagando a falácia da "democracia racial".  Mas ao menor sinal de reclamação de direitos (constitucionais) pelos discriminados, pronto:  nós negros viramos os "racistas"!4. Estígmas dessa ordem, que afetam suas vítimas, segregam, excluem, tiram oportunidades de vida digna, discriminam; devem sim ser "revolvidos", se pensamos em compartilhar um país desenvolvido algum dia!!! Caro(a) " Droidrodger", não é possível limpar sujeira sem exalar maus odores ao redor! O mau cheiro será temporário, mas passará.Ou preferes que se mantenha a sujeira eternamente por baixo do tapete?

    ResponderExcluir
  13. Deve ser somente no Brasil que acontece este tipo de idiotice.Censurar um dos maiores escritores de todos os tempo.Não têm nada melhor pra fazer mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Ops!Desculpe.Eu quis dizer:"Um dos melhores escritores de todos os tempos"

    ResponderExcluir
  15. É Droidrodger...acho que o cara tá menos informado que qualquer um aqui.Hehehehehe!!!Ditadura militar...fim de carreira mesmo.Fuiii...

    ResponderExcluir
  16. realmente o livro tem muitas partes racista,mas idai o autor fez um ótimo livro e é isso que importa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes Desde Janeiro-2010